Desenvolvimento com tecnologia Microsoft e Interoperabilidade
Twitter: @vbs_br
Facebook: vbatistadesouza
LinkedIn: viniciusbatista

Desenvolvimento no Windows 8 Primeiros Passos

Por Vinícius Souza

Microsoft Technical Evangelist

Neste artigo, apresentarei o que deve ser feito para conseguir desenvolver aplicativos Metro Style no Windows 8.

Antes de mais nada, precisamos instalar o Windows 8, que é o novo sistema operacional. E, tendo isso em mente, partimos de dois cenários:

  1. Instalação do sistema operacional, substituindo o sistema operacional existente;
  2. Fazer uso de uma máquina virtual.

Cada um dos cenários acima, tem seus prós e contras. Quando o Windows 8 Consumer Preview foi disponibilizado, em fevereiro deste ano, utilizei o segundo cenário. Agora, com a RTM, substituí o Windows 7 da minha máquina de trabalho pelo Windows 8.

No tocante à experiência com o sistema operacional, o primeiro cenário é muito melhor, pois ter a experiência no ambiente em que vamos desenvolver aplicativos agrega muito.

Fica a seu cargo escolher qual cenário utilizar, aqui cobrirei o primeiro cenário.

Existem outras formas de instalar o Windows como, por exemplo, utilizando o dual boot.

O que você deve saber antes de iniciar

  • A versão de avaliação vai expirar e não vai ter opção de atualização;
  • Para atualizar, a versão de avaliação deve ser desinstalada e a versão final do Windows deve ser instalado utilizando a media de instalação original;
  • Considere executar a edição de avaliação em um ambiente virtual ou instalar em um disco ou partição separado;
  • Durante o processo de registro (requerido) você deve logar com a conta Microsoft  e fornecer seu nome, e-mail e país;
  • Você receberá requerido a ativar o produto dentro dos 10  dias depois da instalação;
  • Uma vez instalada a versão de avaliação, a atualização não é permitida. Para reverter para a versão anterior do Windows, você precisa realizar uma nova instalação utilizando a media de instalação original.

Instalando o Windows 8 como sistema operacional primário

Se decidir substituir o seu sistema operacional corrente, o primeiro passo é fazer backup de seus documentos, músicas, imagens, arquivos de e-mail e o que mais tiver que ser salvo.

Preste bastante atenção, pois depois de instalar o Windows 8 você não terá mais acesso aos arquivos que não tiverem backup.

Nesse processo de instalação vou utilizar um pen-drive (USB device). O pen-drive tem que ter no mínimo 4GB, mas se preferir pode utilizar um DVD – os procedimentos são basicamente os mesmos.

Fazendo o download do ISO

Acesse um dos links abaixo para escolher a ISO (imagem do disco) que deseja instalar. Existem vários idiomas disponíveis, nas versões 32-bit e 64-bit, escolha aquela que melhor se adequar à arquitetura de sua máquina.

Download 32-bit (x86) Download Windows 8 Enterprise Evaluation for developers Download 64-bit (x64) Download Windows 8 Enterprise Evaluation for developers

Aqui farei uso da versão 64-bits, em inglês, no entanto o procedimento funciona para qualquer idioma escolhido.

Depois que o processo de download for concluído, execute os passos abaixo:

1. Faça download e instale a ferramenta Windows 7 USB/DVD Tool, em seguida execute a ferramenta. Busque o arquivo ISO que realizou download e clique em “Next”;

2. Pluge o dispositivo USB no computador e clique sobre o botão “USB Device”;

3. Escolha o dispositivo USB na caixa de combo e clique sobre o botão “Begin copying”;

4. A ferramenta vai formatar o dispositivo, tornando-o bootável e copiando os arquivos de instalação. O processo pode demorar um pouco até ser concluído, seja paciente;

5. Quando a ferramenta concluir o processo, você já pode remover o dispositivo USB e iniciar o processo de instalação.

Altere a configuração de boot de sua máquina, deixando o dispositivo USB como fonte primária de boot, e salve as configurações.

Coloque o pen-drive em uma das portas USB, inicialize o computador e veja se a luz de leitura do USB está piscando, indicando a leitura. Siga as instruções de instalação apresentadas durante o wizard e, em poucos minutos, você terá o Windows 8 instalado.

Download das ferramentas

Para desenvolver para o Windows 8, precisamos instalar o Visual Studio 2012 Express RC. Para quem não conhece, o Visual Studio é a IDE (Integrated Development Enviroment / Ambiente Integrado de Desenvolvimento) utilizado para desenvolver aplicações .Net. E aqui não falo somente de aplicações do tipo Windows Store, mas para toda e qualquer aplicação que queira desenvolver (Web, Form, Windows Store, Service, Cloud, Phone, Library etc.) você vai utilizar alguma versão do Visual Studio.

Faça download do Visual Studio clicando no link: Visual Studio 2012 Express for Windows 8.

Inicie o processo de instalação e siga os passos apresentados pelo Wizard. Ao terminar a instalação, você terá instalado na sua máquina:

  • Windows 8 SDK;
  • Blend for Visual Studio;
  • Languages and templates in JavaScript;
  • C++;
  •  C#;
  •  Visual Basic.

 Sua máquina está pronta para desenvolver aplicativos para o Windows 8, mas antes de colocar a mão na massa, é preciso obter a licença de desenvolvedor.

Obtendo licença para desenvolvedor

A licença de desenvolvedor para o Windows 8 permite que você instale, desenvolva, teste e avalie aplicativos estilo Metro antes que eles sejam certificados pela Windows Store. Licenças de desenvolvedor são gratuitas, e você pode utilizar quantas forem necessárias.

Antes que a loja aceite seu aplicativo, você deve empacotá-la e certificá-la de acordo com certas regras. Se a Windows Store não certificou um aplicativo, esse aplicativo não pode ser executado no Windows, a não ser que você possua uma licença de desenvolvedor instalada em sua máquina local.

A licença é fornecida por máquina e por uma quantidade fixa de tempo. Após a licença de desenvolvedor em sua máquina local expirar, você não será capaz de rodar aplicativos não certificados, mas pode continuar a executar aplicativos de desktop ou aplicativos Windows Store que foram Sideloaded na máquina. Sideloading, é o processo de instalar aplicativos que não foram distribuídos pela Windows Store, geralmente para testar um aplicativo antes de estar pronto para venda.

Para obter a licença de desenvolvedor, basta executar o Visual Studio 2012 e aceitar os termos de licença apresentados na primeira execução. Na janela de UAC (User Account Control), clique em Yes se desejar continuar.

Após instalar a licença em sua máquina local, você não receberá a notificação novamente nessa máquina, até que a sua licença seja expirada ou removida.

Agora sim, você está pronto para desenvolver aplicativos para a Windows Store!

Para mais informações sobre a licença de desenvolvedor, acesso o link http://msdn.microsoft.com/pt-BR/library/windows/apps/hh974578

Conclusões

O processo de setup da máquina para a instalação do Windows 8 pode parecer doloroso logo de início, afinal das contas, é necessário fazer a instalação de um novo sistema operacional. Mas, garanto a você que o processo é simples e mais rápido do que pensa.

Aproveite essa oportunidade para conhecer as novas funcionalidades do Visual Studio 2012, crie projetos utilizando os templates Metro Style C# e HTML5 fornecidos com o Visual Studio, e analise o código dos templates. Por mais que, no começo, você não consiga entender 100% do código, vale muito a pena!

Navegue bastante no Windows 8, veja as aplicações instaladas e as disponíveis na Windows Store. Familiarize-se com o Metro Style e tire ideias e boas práticas para implementar a sua própria app.

No comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Treinamento: Apps Windows 8 – Modern UI | Lucas Massena - [...] Atualizar ou reinstalar do zero? Esse post pode te ajudar [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>