Desenvolvimento com tecnologia Microsoft e Interoperabilidade
Twitter: @vbs_br
Facebook: vbatistadesouza
LinkedIn: viniciusbatista

Microsoft Azure Mobile Services

Umas das principais necessidades dos desenvolvedores de aplicativos é a criação de uma infraestrutura de servidor para dar suporte a sua aplicação, e no mundo que vivemos hoje, cada vez mais competitivo… Quando pensamos em alguma solução/aplicação, em algum lugar no mundo existe um desenvolvedor que assim como você teve a mesma ideia ou bem parecida.

E foi pensando nesse cenário que a Microsoft disponibilizo o serviço de Aplicativo Móveis (Mobile Services) para múltiplas plataformas, diminuindo o tempo de publicação de seu aplicativo e sem abrir a mão da qualidade em um ambiente escalável.

O Mobile Services é o um serviço de PaaS – Plataforma como Serviço, que cria uma camada de abstração para disponibilizar o serviço de backend para a sua aplicação como serviço, utilizando chamadas Rest.

O Mobile Service possibilita a construção do backend utilizando Node.JS ou C# Web Api, dando uma excelente opção de escolha para todos os desenvolvedores a utilizar o que mais conhecem, não existe diferenças do escopo do serviço ofertado para a escolha realizada.

Ofertas do Azure

Atualmente temos 3 ofertas do serviço: Free (Gratuita) , Basic (Básica) e Standard  (Padrão)

A oferta Gratuita é excelente para realizar o desenvolvimento de novos serviços, pois é possível testar no ambiente final já com um endereço público. Obs: Não utilize o serviço em produção! O serviço Gratuitos possui limitações que serão rapidamente alcançadas para um aplicativo em produção, como por exemplo a quantidade de dispositivos ativos.

A oferta Basic não possui limite quanto a quantidade de dispositivos ativos, porém possui um limite de quantidades de chamadas (requisições) 1.5 Milhões por unidade de processamento (VM) além de outras limites.

Por último a oferta premium que no caso é a Standard que possui maiores limites de execução, utilizando o mesmo item do serviço acima a quantidade de chamadas (requisições) o limite é de 15 Milhões por unidade de processamento. verifique a lista completa das diferenças aqui.

SDK (Software Development Kit) disponíveis

Dificilmente um aplicativo de sucesso está restrito a uma única plataforma, principalmente com as ferramentas existentes que facilitam a utilização de outras plataformas como o Apache PhoneGab, Xamarim e etc. e foi em cima deste requisito que a Microsoft disponibilizou uma série de SDK’s:

  • Windows (Windows 8 e Windows Phone)
  • iOS (Phone e Tablet)
  • Android
  • Xamarim
  • PhoneGap
  • HTML

Agora que sabe os tipos de oferta e as plataformas com SDK’s vou apresentar os serviços disponíveis.

Mobile Services Features

 

Hub de Autenticidade

Possibilita configurar um hub de autenticação com diferentes provedores como: Facebook, Microsoft, Google e Twitter. Assim, a sua aplicação implementa somente a integração com o Microsoft Azure, facilitando a manutenção.

Dados

Uma das funcionalidades mais utilizadas é disponibilizar através de um endpoint acesso as tabelas do seus banco de dados com segurança e ao criar uma tabela no Mobile Service (Node.Js Backend) você terá acesso ao mecanismo de CRUD sem implementar uma linha de código.

Notificação

Uma das grandes vantagens de um aplicativo móvel é poder contar com o mecanismo de notificação, pois facilita a interação do usuário com o seu aplicativo (quando bem utilizada).

Agenda de tarefas

Configure rotinas que serão executadas em certos momentos do dia, podendo inclusive ser recorrentes.

Escala

Todo serviço do Azure é escalável e o Mobile Service não será diferente, com isso você consegue adequar-se a demanda de utilização de seu aplicativo pagando assim somente o que você utiliza.

Exemplo

Para facilitar ainda mais a utilização do Mobile Services, para cada plataforma disponível é possível fazer download do código fonte com um exemplo funcional do aplicativo já na sua estrutura.

Esse é sem dúvida um excelente ponto de partida, onde você vai conseguir aprender na prática!

Conclusão

Os aplicativos mobile não são mais uma tendência e sim uma realidade e serviços como o Mobile Service facilita o desenvolvimento de aplicativos não importando a plataforma escolhida para todos os desenvolvedores, possuindo ou não experiência na criação de serviços escaláveis.

Abraço,

 

Vinícius

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>