Desenvolvimento com tecnologia Microsoft e Interoperabilidade
Twitter: @vbs_br
Facebook: vbatistadesouza
LinkedIn: viniciusbatista

Windows Azure NoSql

Ontem 26/02 tive uma participação no Seven Masters do iMasters, iniciativa que o Alê Borba lidera já a dois anos.
Falando sobre NoSql no Windows Azure, com foque em nossa solução de PaaS (Plataforma como Serviço) disponível através de uma conta do armazenamento no Windows Azure.

O evento teve os seguintes palestrantes:

  • 1. José Papo
  • 2. Vinícius Souza
  • 3. João Martins
  • 4. Ivan Rosolen
  • 5. Renzo Nuccitelli
  • 6. Bruno Rocha
  • 7. Mauro Pichiliani

O evento foi muito com apresentação de várias implementações de NoSQL (Cassandra, MongoDB, Azure Tables e um novo projeto da AWS). No fim do evento tivemos uma discussão sobre SQL vs NoSQL com uns pontos muito interessantes que gerou um debate ainda mais interessante.

Botton Line: NoSQL não é uma mais uma tendência e sim uma realidade, mas devemos sempre tomar cuidado sobre o que utilizar e quando pensando sempre no ganho a longo prazo. Com o movimento de Apps e principalmente de Startups temos uma forte tendência para seguir para uma solução mais prática, para assim, termos o nosso produto o quanto antes o famoso MVP.

Aqui não existe certo e errado, mas simplesmente o que é melhor para o momento e NoSQL tem provado ser uma solução eficiente para ajudar na validação de ideias e mesmo em grandes desenvolvimentos como o Facebook, por exemplo.

Segue minha apresentação, espero poder ajuda-los a entender mais sobre o Tables do Azure e dar um resumo do que aconteceu ontem no iMasters.

Obrigado a todos que participaram. Aprendi muito, revi amigos e fiz novos :)

Abraço,

Vinícius.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>